Medicina Tradicional Chinesa

– Medicina Tradicional Chinesa 

A Medicina Tradicional Chinesa teve origem há mais de 2000 anos na China e tem por base a filosofia de que a doença resulta de fluxo impróprio da força vital (qi). Integra vários ramos / práticas: acupuntura, fitoterapia (fármacos/ ervas tradicionais), dietoterapia (terapia alimentar chinesa), auriculoterapia (tratamento pela orelha), moxabustão, ventosaterapia, qigong, entre outras.

A acupunctura é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa mas é também uma Competência reconhecida pela Ordem dos Médicos em Portugal (https://ordemdosmedicos.pt/competencia-em-acupunctura-medica/). Os efeitos terapêuticos obtêm-se através da inserção de agulhas sólidas e extremamente finas através da pele modulando, assim, o funcionamento dos Sistemas Nervoso, Endócrino, Imunitário e Glândulas Exócrinas, utilizando a capacidade natural do corpo de retornar à normalidade

A estimulação nervosa periférica tem efeitos locais, medulares e centrais variáveis em função dos locais utilizados e das modalidades de estimulação (manual, elétrica, frequências elétricas baixas ou altas, duração maior ou menor do tratamento, etc).

Situações clínicas em que está claramente demonstrada a utilidade da acupunctura:

a] Patologias Dolorosas:

•          Dor pós-operatória

•          Cefaleias de tensão e enxaqueca

•          Nevralgias

•          Dores menstruais

b] Patologias Osteoarticulares:

•          Dores articulares por osteoartrose

•          Dores miofasciais, cervicalgias e lombalgias

•          Tendinopatias, síndrome do túnel cárpico 

c] Outras Patologias: – Vómitos da gravidez e quimioterapia; – Cólon irritável, bexiga hiperativa; – Doenças de adição (tabagismo por exemplo) – Depressão e ansiedade; – Problemas alérgicos (rinite e asma)

A acupuntura pode ainda ser usada em tratamentos estéticos com resultados rápidos e naturais e sem a necessidade de intervenções invasivas ou recurso a substâncias químicas. 

Para potenciar os efeitos da acupuntura ou mesmo como tratamento único pode-se recorrer às formulas chinesas de origem vegetal (podendo ter componentes minerais ou mesmo animais), chamadas de fitoterapia. 

À semelhança do que vem acontecendo no ocidente, na China a alimentação é um ramo da medicina tradicional. Um regime alimentar personalizado e adaptado, com base nos princípios da MTC, promove a cura e melhora a qualidade de vida dos paciente (dietoterapia). 

Contacte-me - 

Dr.ª Sara Domingues

10 + 8 =